Câmara Internacional do Comércio (ICC) lança Incoterms 2020.

Cláudio Colnago comparece ao IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional
23 de setembro de 2019
Dr. Bruno Barcellos palestra no VIII Congresso Nacional de Direito Aduaneiro sediado no STJ.
17 de outubro de 2019

As regras do Incoterms® foram introduzidas pela ICC em 1936 para estabelecer definições e regras comumente aceitas relacionadas à entrega de mercadorias entre parceiros comerciais em todo o mundo. Desde então, a ICC revisou periodicamente as regras do Incoterms® para refletir mudanças no sistema de comércio internacional. A edição 2020 é lançada durante o centenário da organização.

Mais acessível e fácil de usar, o Incoterms® 2020 inclui notas explicativas mais detalhadas com gráficos aprimorados para ilustrar as responsabilidades dos importadores e exportadores de cada regra do Incoterms®. A introdução ao Incoterms® 2020 também inclui uma explicação mais detalhada sobre como escolher a regra Incoterms® mais apropriada para uma determinada transação ou como um contrato de venda interage com contratos auxiliares. 

O Incoterms® 2020 alinha diferentes níveis de cobertura de seguro no Cost Insurance and Freight (CIF) and Carriage and Insurance Paid To (CIP).

O Incoterms® 2020 inclui acordos para transporte com meios próprios na FCA, Delivered at Place (DAP), Delivered at Place Unloaded (DPU), and Delivered Duty Paid (DDP).

Há uma alteração na sigla de uma das modalidade, de Delivered at Terminal (DAT) para DPU.

O Incoterms® 2020 inclui requisitos relacionados à segurança nas obrigações e custos de transporte.

No lançamento do Incoterms® 2020, o secretário-geral da CCI John W.H. Denton AO disse:

“As regras do Incoterms® 2020 fazem os negócios funcionarem para todos, facilitando anualmente trilhões de dólares no comércio global. Como ajudam os importadores e exportadores de todo o mundo a entender suas responsabilidades e evitar mal-entendidos dispendiosos, as regras formam o idioma das transações internacionais de vendas e ajudam a criar confiança em nosso valioso sistema de comércio global. ”

O Incoterms® 2020 está disponível para compra na plataforma de comércio eletrônico da ICC: ICC Knowledge 2 Go. A edição 2020 está disponível em nada menos que 29 idiomas – do estoniano ao pashto, com a rede mundial de escritórios da ICC que oferece versões traduzidas, bem como sessões de treinamento e eventos, para beneficiar a compreensão dos usuários em todo o mundo.